A Associação nasce do “querer” de um grupo de pessoas, com uma mensagem simples e genuína: preservação da herança cultural deixada pelos habitantes desta região e promoção social da população em diversas áreas. Percorrendo os tópicos deste site, podemos observar precisamente estes factores, as ideias, o projecto e a sua dinamização.
Centralizado nos convívios realizados, as actividades de ídolo cultural, de defesa do património, desportivas e recreativas são hoje uma realidade. Destas, até à criação de um centro dia e apoio domiciliário sabemos que o caminho é longo, e com a necessidade de alguns ajustes que não corresponderiam às nossas expectativas, mas o que se conseguiu criar até agora só pode deixar a todos satisfeitos.
Foi com base na identidade da associação que hoje em dia, os naturais de Peixeninho, a família, os amigos, têm encontros em diversas ocasiões do ano, para conviver, recuperarem algumas tradições e conhecerem os usos e costumes do passado.
Convidamos todos a enviarem mensagens, a enriquecerem o nosso site com as histórias, as fotos, o “saber” local, ou a participarem numa ou mais das nossas actividades, seja no magusto ou na festa de aniversário em Lisboa, no almoçoem Peixeninho (participando nas actividades desportivas e nos jogos tradicionais), quer seja na caminhada, percorrendo os antigos caminhos e aldeias em redor de Peixeninho.
“Penso que quem conta histórias precisa sempre de alguém a quem as contar, e só assim pode contá-las a si próprio”, Umberto Eco in “Baudolino”
Excerto dos Estatutos da Associação
”Fundada em 16/04/1999A Associação Cultural e Social “os Amigos de Peixeninho”, é uma instituição de solidariedade social, sem fins lucrativos, com sede em Peixeninho.
A Associação tem por objectivo principal a promoção social da população nas áreas de: Infância, Juventude e terceira Idade. O âmbito da sua acção envolve as freguesias de Gosende e limítrofes, dentro e fora do concelho de Castro Daire.
Prossegue ainda com actividades de carácter cultural, desportivo, recreativo, e defesa do ambiente e património. Para realização dos seus objectivos, a Associação, propõe-se criar e manter as seguintes actividades:
- Centro de Dia e Apoio Domiciliário para idosos;
- Centro de convívio;
- Preservação e restauro do património cultural;
- Desenvolvimento e conservação da cultura local e regional;
- Animação sócio-cultural.
Podem ser associados pessoas singulares e pessoas colectivas. A qualidade de associado prova-se pela inscrição no livro respectivo
Artigo 1, 2, 3, 4 e 6 – dos Estatutos, in Livro 137 E (Livro de notas para escrituras), documento 32, das folhas 61 a 78, do Cartório Notarial de Cinfães.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarAqui estão descritas várias diretivas a que nos propusemos ,como tal alteramos os Estatutos . Muito havia a realizar ,mas debatemo-nos com imensas dificuldades . Houve a necessidade premente de termos o nosso espaço físico .Como querer é poder , arregaçamos as mangas : 1º comprámos um terreno ,1ª vitória . A seguir? Realizámos a obra ................e sem dúvida alguma foi baseado na essência do " querer é poder " que construímos a nossa linda Associação ,com quê ? Com a contribuição de todos os sócios ,não só no aspeto monetário como laboral . Muitas iniciativas foram tidas em conta : festas ,organizações de jantares pagos por uma pessoa ,revertendo no final todo o lucro para o mesmo objetivo ,imensas atividades ( de jogos ,atividades tradicionais da nossa terra ) .Louvo o imenso valor de todos os naturais e amigos de Peixeninho ,que vivendo em Lisboa mas com o pensamento na sua inestimável "mágica terra ,berço"juntavam-se em casa uns dos outros ,na casa de Castro Daire em Lisboa (a quem tanto devemos ,sempre solidários e sorridentes ,nos ajudaram e assim continuam )e temos juntado ,angariado ,dinheiro para continuarmos a projetar mais e mais .Continuamos com sonhos e com garra .
ResponderEliminarCreio ser de imensa importância salientar que o 1º ponto foi-nos ultrapassado por outra Associação (que possuía espaço e imóvel ) ,porque na altura não tínhamos terreno ,nem casa ,só por esse motivo ,pois quem teve esta iniciativa e ideia fomos nós ( fui eu que fiz todos os contatos por escrito e pessoalmente e fui contatada ,trabalhamos imenso e tivemos muitos encontros ,não só comigo ,mas também com mais órgãos da Associação tanto em Peixeninho ,no Centro Social de Castro Daire e Viseu ), mas tudo bem ,afinal a população a norte do Distrito de Viseu ( como a Segurança Social me disse ) teve e tem todos estes benefícios .
Continuamos guerreiros e desejamos veemente que todas as pessoas venham a Peixeninho e se sintam em casa ,se deleitem .
Orgulhamo-nos do que somos :simples ,amigos fraternos e bons compinchas :)
A minha aldeia linda
ResponderEliminarestivemos lá ontem numa festança :D
ResponderEliminarA aldeia de Peixeninho
ResponderEliminarComeça aqui a descrição pormenorizada da Associação
ResponderEliminarComeça aqui a descrição pormenorizada da Associação
ResponderEliminarComeça aqui a descrição pormenorizada da Associação
ResponderEliminar